As facetas de resina são uma ótima opção para quem quer melhorar a aparência dos dentes. Elas são feitas de um material resinado e são coladas nos dentes, cobrindo-os completamente. Elas podem ser usadas para corrigir a forma, o tamanho e a cor dos dentes.
Mas quanto tempo demora para colocar facetas de resina? Bem, isso depende do seu dentista e da sua situação específica. Normalmente, leva-se de uma a duas horas para colocar uma faceta de resina em um único dente, em uma ou duas sessões. Claro, se você estiver colocando facetas em vários dentes, o processo pode levar mais tempo.
Neste artigo, vamos abordar o processo de colocação de facetas de resina em detalhes. Você aprenderá o que esperar antes, durante e depois do procedimento.
Quanto tempo demora para colocar facetas de resina?
A colocação das facetas de resina dura em média 2 ou 3 horas. Mas isso depende do profissional e, principalmente, do número de dentes a serem trabalhados, pois a faceta é produzida diretamente no dente natural do cliente. Dessa forma, quanto maior for o número de dentes a serem tratados com a resina, maior será o número de sessões de aplicação, outro fator bem importante também é o nível de personalização que o cliente quer. Quanto mais personalizado o trabalho, mais tempo e maior o custo.
Como a faceta de resina é colocada?
Após a decisão sobre o uso da faceta de resina, o dentista realiza o procedimento de profilaxia no paciente, como a remoção de placa, tártaro, cáries e outros tratamentos que possam ser necessários.
Caso o paciente escolha as facetas de resina mais claras, por exemplo, do que os seus dentes atuais, pode ser necessária algumas sessões de clareamento – pois assim a qualidade do resultado será ainda maior. Se nenhum procedimento de profilaxia for necessário, o procedimento é feito em uma sessão.
Além disso, cabe ao cirurgião dentista fazer uma avaliação da situação do sorriso e dos desgaste dos dentes (realizados com fotos e com o escaneamento 3D) e, assim, propor uma revitalização sob medida para as necessidades do paciente. Por causa disso, vale ressaltar que a técnica usada na aplicação das facetas não é indicada para todas as pessoas; o dentista precisa primeiro avaliar a sua situação e propor a melhor solução.
Depois dessa profilaxia, o dentista faz a moldagem da arcada dentária do paciente, obtendo assim o modelo de estudo. Com o modelo de estudo em mãos podemos realizar então o enceramento diagnóstico, onde são feitas as alterações com cera no modelo do paciente, simulando assim as correções que serão realizadas, guiadas pelas fotos e pelo escaneamento 3D do paciente.
Uma vez com o modelo encerado com o novo Design do sorrio do paciente, podemos apresentar ao paciente e realizar um teste drive (Mock UP), conseguimos realizar a prova em boca das alterações e assim corrigir e refinar a estética, basicamente o paciente experimenta as facetas. Assim, ele poderá relatar se houve algum incômodo ou se a aparência da faceta lhe é desagradável, coisas que devem ser ajustadas antes da colocação definitiva.
Quando os ajustes necessários forem feitos, o dentista faz o desgaste dos dentes (se necessário) para garantir o nivelamento ideal para a colocação das facetas de resina. Esse processo é completamente indolor, pois o profissional faz o uso de anestesia local, dando início a colocação da resina nos dentes, seguindo a estética pré-aprovada.
Protocolo VIP – DentistaVIP
- Consulta inicial: Registro fotográfico e escaneamento 3D;
- Moldagem ou modelo 3D: Modelo do paciente;
- Enceramento: Simulação do novo sorriso;
- MockUP: Teste da Simulação em boca;
- Estratificação: Colocação da resina em boca. Este passo envolve uma sequência bem minuciosa que engloba todos os protocolos de adesividade e estratificação da resina;
- Ajuste e polimento: O último passo (e muito importante) trata-se do ajuste da oclusão, do refinamento estético e da realização de um polimento bem executado para que a resina tenha um brilho natural e duradouro;
Quais são as indicações da faceta de resina?
A indicação principal de aplicação das facetas de resina está relacionada à autoestima do paciente, que talvez sofra com diversos problemas dentários – como manchas escuras ou manchas brancas (fluorose), dentes desalinhados, desgastados ou quebrados, espaço entre dentes, etc.
O procedimento traz a correção para esses problemas e, além disso, com a autoestima restaurada, os pacientes percebem a melhora em seus relacionamentos, sem sua saúde mental e física, assim como em sua qualidade de vida.
Além disso, por meio do seu potencial restaurador de uma boa autoimagem, as facetas de resina também ajudam com uma higienização mais eficiente dos seus dentes, o que muitas vezes pode ser limitada por problemas dentários, manchas, partes lascadas, entre outros.
Nesse sentido, a colocação de facetas de resina é indicada para dentes com problemas estéticos e funcionais, proporcionando uma aparência muito melhor aos pacientes, fiel aos seus dentes naturais. Como mencionado, a aplicação dentária pode ser feita em um dos dentes ou em toda arcada dentária.
O que é possível corrigir com as facetas de resina?
As facetas de resina são muito versáteis e ajudam o paciente a recuperar a sua autoestima. Logo, podem ser indicadas para diversos fins. A faceta de resina ajuda a corrigir alguns problemas, como:
- Pequenas fraturas ou rachadura nos dentes;
- Defeitos na tonalidade dos dentes;
- Manchas escuras ou brancas;
- Desníveis nos dentes;
- Fechar pequenos espaço entre os dentes;
- Desgastes causados pelo bruxismo;
- Defeito no formato dos dentes.
Quem pode e quem não pode utilizar as facetas de resina?
As facetas de resina são um tratamento odontológico estético – e por isso são utilizados, como informamos acima, como forma de correção de pequenos defeitos, espaçamentos, fraturas ou tonalidade duvidosa dos dentes.
Justamente por ser um procedimento estético, no entanto, ela tem também as suas contraindicações. Veja algumas delas abaixo:
- Desalinhamento severo dos dentes;
- Apinhamento dentário em grau severo (quanto o espaço entre os dentes é muito pequeno);
- Retração gengival;
- Desgaste dental severo e sensibilidade severa;
- Bruxismo;
- Escurecimento interno dos dentes;
- Periodontite ativa;
- Gengivite ativa.
Como todas essas condições são tratáveis, se o paciente conseguir uma boa melhora dos quadros e se o seu profissional de saúde dental concordar, ele poderá fazer o procedimento de colocação das facetas de resina e ter todos os benefícios que esse tratamento oferece.
Dentista VIP: as facetas de resina podem restaurar a sua autoestima e qualidade de vida.
Quer melhorar a sua autoestima e o visual dos seus dentes? Então as facetas de resina são uma ótima opção. Além de melhorar sua qualidade de vida, elas devolvem o seu sorriso de forma natural, durável e indolor.
Para aproveitar esses benefícios, contudo, é preciso escolher uma clínica de confiança que ofereça a melhor opção de tratamento a você e sua família.
A Dentista VIP tem uma equipe especializada pronta para te atender. Nós trabalhamos apenas com os melhores produtos, técnicas e tecnologias odontológicas. Além de, claro, providenciarmos um espaço aconchegante para você descansar enquanto os cirurgiões-dentistas avaliam as melhores opções para o seu caso!
Nós estamos sempre nos atualizando no que há de mais novo na área da odontologia para melhor atender os nossos pacientes.
Para marcar a sua consulta com a equipe Dentista VIP, é só entrar em contato, estaremos te esperando!