Quem não pode fazer implante dentário? Conheça as principais contraindicações

A perda de um ou mais dentes pode afetar a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa. A falta de dentes também pode causar dificuldades para mastigar e falar, entre outros problemas, que podem ser prevenidos com o implante dentário. Mas, é importante saber quem não pode fazer implante dentário, visto que esse procedimento tem alguns riscos para determinados perfis de paciente.

Afinal, por ser um tipo de cirurgia, o tratamento é mais invasivo e pode ser contraindicado em alguns casos. Para saber mais e conferir as contraindicações do uso do implante dentário, é só continuar a leitura do artigo!

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio, que tem como objetivo substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, dando uma aparência melhor ao sorriso e melhorando a função física, mastigatória e muito mais. Eles são indicados para pacientes que sofrem com a perda unitária, parcial ou completa dos dentes.

Quem não pode fazer implantes dentários?

Se você está considerando um implante dentário, saiba que nem todo mundo pode fazer. Existem várias contraindicações para o tratamento e é importante saber se você é elegível antes de tomar a decisão.

Os implantes dentários são um dos procedimentos mais eficazes para substituir um ou mais dentes perdidos. Eles são feitos colocando parafusos de titânio no osso da mandíbula, que depois se integram a ele. Em seguida, uma prótese dental é fixada ao parafuso para completar o dente.

Embora seja um procedimento muito eficaz, nem todo mundo pode se beneficiar de um implante dentário. Existem várias contraindicações, incluindo:

Osteoporose e demais doenças ósseas

O tratamento é contraindicado em alguns casos de osteoporose, pois uma das ações da doença é a fraqueza óssea, que se encontra também na região da mandíbula, do maxilar, etc. Com isso, dependendo do caso e da sua extensão, o procedimento pode trazer danos ao paciente.

Como o implante dentário é fixado em osso alveolar, o primeiro requisito é ter qualidade e quantidade óssea remanescente para que o implante fique em uma posição tridimensional correta.

Nem todas as pessoas que sofrem com a osteoporose e doenças ósseas se tornam inaptas ao implante dentário. Contudo, o profissional responsável deve estar ciente do quadro e fazer uma investigação inicial cuidadosa para que o paciente esteja seguro caso opte pelo procedimento de implantes dentários.

O detalhe mais importante com que devemos nos preocupar é o tipo de medicação que a pessoa está tomando para tratar e cuidar da osteopedia ou osteoporose, devemos ficar atentos aos alendronatos, medicamentos muito utilizados para esses casos, que podem causar sérios dados ao osso bucal.

Doenças sistêmicas

Algumas doenças sistêmicas, como diabetes e hemofilia, podem afetar o processo de cicatrização e, consequentemente, a fixação do implante. Além disso, podem causar perda óssea, o que acaba por interferir na integração do implante. Estar com a saúde controlada é extremamente importante, não somente para realizar a colocação de implantes, mas para qualquer outro tipo de tratamento.

Tabagismo

O tabagismo pode prejudicar o processo de cicatrização e aumentar o risco de infecção. Se você fuma, pode ser mais difícil para o seu implante se fixar bem, o que aumenta o risco de complicações. Em pessoas que fumam o risco de fracasso aumenta em 3 vezes, principalmente se combinar histórico de doenças periodontal.

Saúde geral

Sua saúde geral é um fator importante a se considerar quando se trata de implantes dentários. Se você tem qualquer condição que afete a sua imunidade ou sua capacidade de cicatrizar, pode ser difícil para o seu corpo se adaptar a um implante.

Também é importante ter em mente que o processo de colocação de um implante dentário é um procedimento cirúrgico. Se você tem qualquer condição médica que o torne suscetível a complicações durante a cirurgia, pode não ser um candidato adequado para o procedimento.

Antes de qualquer cirurgia nós realizamos exames de sangue, para verificar qualquer tipo de anormalidade e se constatado, o paciente é encaminhado ao médico para que se normalize as taxas antes do procedimento para instalação de implantes dentários.

Quais são as contraindicações do implante dentário?

Como vimos acima, há alguns perfis de pacientes que só devem fazer os implantes dentários após uma cuidadosa avaliação do cirurgião dentista e aval do seu médico de confiança. Como a colocação dos implantes dentários é uma cirurgia, é de extrema importância que o profissional responsável esteja ciente dos seus problemas de saúde, alergias e quaisquer quadros que possam interferir na eficácia do tratamento.

Além das situações citadas acima, algumas contraindicações importantes devem ser citadas para o uso dos implantes dentários. Essas contraindicações são, por exemplo:

• Pacientes menores de idade ou em desenvolvimento ósseo;
  • Pessoas com problemas sanguíneos;
  • Pacientes com problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca não controlados;
  • Pacientes com hemofilia;
  • Pacientes com quadros de anemia ativos;
  • Pacientes com grau avançado de bruxismo;
  • Doenças da gengiva ativas no momento da inserção do implante;
  • Casos de doenças periodontais ativas;
  • Pacientes durante tratamento de câncer.

Apenas um dentista ou cirurgião oral qualificado pode determinar se você é um candidato para um implante dentário. Durante uma consulta, o seu dentista poderá fazer um exame físico e examinar a saúde da sua boca e dos seus dentes. Se você tem alguma das contraindicações para implante dentário listadas acima, o seu dentista poderá discutir outras opções de tratamento com você.

Dentista VIP: Temos uma equipe especializada em implantes dentários pronta para te atender!

O tratamento com implantes dentários é bastante eficaz, com boa taxa de sucesso e ajuda a recuperar a autoestima de centenas de pacientes todos os anos. Mas, por se tratar de um procedimento cirúrgico e um pouco mais invasivo que os demais, é preciso escolher com cuidado os profissionais irão cuidar do seu sorriso.

Para isso, a Dentista VIP tem uma equipe especializada e pronta para te ajudar, com os melhores produtos, técnicas e tecnologias da área da odontologia.

Estamos há 74 anos na em atuação, ajudando a devolver a autoestima e qualidade de vida de centenas de pacientes, além de trazer de volta o seu sorriso e saúde, com atendimento personalizado feito por 2 cirurgiões-dentistas especializados, que se preocupam com o seu bem-estar do início ao fim da consulta.

Para marcar a sua consulta com a equipe Dentista VIP, é só entrar em contato, estaremos te esperando!