Como consertar sorriso torto: causas da assimetria e principais tratamentos

A assimetria no rosto ou no sorriso pode ser muito incômoda, mas felizmente há algumas maneiras de consertar o sorriso torto nos dias atuais. 

A primeira coisa a considerar é o que está causando o seu sorriso torto. Se for apenas uma questão de dentes desalinhados, então você pode querer consultar um ortodontista para obter ajuda. Se for uma questão de músculos faciais, então você pode precisar de procedimentos ou cirurgia para consertar o problema.

Neste artigo vamos abordar as diferentes causas do sorriso torto e como corrigi-las através da ortodontia, procedimentos estéticos e cirurgia. Logo, se você ou alguém que você ama sofrem com esse tipo de problema, é só continuar a leitura do texto para conferir tudo sobre as soluções disponíveis.

O que causa o sorriso torto ou assimétrico?

A assimetria, em casos leves, é considerada normal. O fato é que, até mesmo em pessoas consideradas muito bonitas, um lado do corpo nunca é igual ao outro. Isso também se reflete no sorriso. Sendo assim, podemos entender que uma leve assimetria é considerada aceitável – e é até mesmo esperada – mas casos mais drásticos podem causar incômodo estético e físico.

O tônus muscular do rosto, as articulações e o desenvolvimento ósseo também podem sofrer variações entre os dois lados do rosto. Um exemplo é quando se tem o hábito de mastigar sempre de um mesmo lado da boca ao longo da vida: naturalmente, é exigido mais esforço de uma parte da musculatura facial do que a outra, diferenciando as duas.

O mesmo acontece quando se perdem diversos dentes da boca, em um curto ou médio espaço de tempo, e não é feita uma reposição rápida com implantes dentários. Assim, a boca se acomoda e a possível inserção dos implantes pode ser mais difícil. Imagine que é como se uma pessoa fizesse musculação em apenas um dos braços. 

Nesse sentido, um sorriso torto ou assimétrico, em geral, é causa das diferentes contraturas musculares do rosto – quando a pessoa sorri e abre a boca, um lado da face se contrai mais ou de forma diferente em relação ao outro. Contudo, ainda há relação com outras causas – como AVC, paralisia facial, cistos, tumores, choque térmico, acidentes e até mesmo características ósseas baseadas em sua genética.

Como consertar sorriso torto ou assimétrico?

O primeiro passo para a correção eficaz do sorriso assimétrico é identificar as possíveis causas e motivos com a ajuda de um profissional experiente na área. Em alguns casos, o tratamento envolve o trabalho de uma equipe com profissionais de diversas áreas, como ortodontista, cirurgião buco-maxilo-facial e um profissional especializado em harmonização orofacial.

A complexidade do tratamento varia de acordo com o grau de assimetria e pode ser feito com uma simples aplicação de botox, ou até mesmo com tratamento ortodôntico para posicionamento dos dentes. Abaixo, confira os principais tratamentos para a correção de sorriso assimétrico:

Aplicação de botox

A aplicação de botox é uma técnica de tratamento pouco invasiva, embora bastante eficiente. Por promover ótimos resultados, é um dos tratamentos mais procurados da atualidade para o caso. O medicamento é aplicado pelo dentista especializado e habilitado em harmonização orofacial no músculo responsável para contração da boca. 

Assim, relaxar o músculo irá paralisar o local, igualando a abertura da boca nos dois lados. Os efeitos do tratamento duram cerca de 6 meses e exige reaplicação para que o efeito se estenda.

Próteses dentárias ou implantes dentárias

As assimetrias podem ser corrigidas, também, com próteses dentárias bem feitas ou com implantes dentários. Afinal, sorriso torto pode acontecer pela perda dos dentes – a qual gera diminuição dos tecidos orais e faciais e afeta também a gengiva, reduzindo o seu volume. Com a reposição desses dentes, é possível devolver ao rosto o volume perdido e tratar de forma eficiente o sorriso torto.

Tratamento ortodôntico 

O uso de aparelhos pode ser uma boa opção no tratamento do sorriso torto, pois uma das principais causas para o problema é o desalinhamento dos dentes ou disfunções esqueléticas. Dessa forma, o aparelho dentário corrige a posição dos dentes e favorece o melhor funcionamento dos músculos, articulações e ossos, evitando oclusões e outros problemas.

Graças aos avanços da tecnologia e dos estudos na área da ortodontia, hoje em dia temos diversos modelos de aparelhos que trazem resultados rápidos, de forma mais confortável e discreta. É possível escolher, ainda, os alinhadores transparentes, que são quase invisíveis. Caso queira saber mais sobre os alinhadores dentais, clique neste link e confira.

Cirurgia buco-maxilo-facial

Por fim, há o tratamento mais invasivo e indicado para os casos mais graves de assimetria, que é a cirurgia buco-maxilo-facial. Essa intervenção cirúrgica é de extrema importância não só para a estética, mas também para evitar o surgimento de outros problemas de saúde.

Quer ter acesso às melhores soluções para a correção do sorriso assimétrico? Conte com a Clínica Dentista VIP!

A estética tem o poder de melhorar nossa autoestima e qualidade de vida. Muitas vezes, ainda, pode influenciar em nossa saúde. Por isso, caso o sorriso assimétrico esteja causando incômodos, saiba que há tratamentos rápidos que causam desconforto mínimo e, para os casos mais sérios, cirurgias corretivas que devolvem o sorriso que você deseja.

Conte com o atendimento personalizado da equipe Dentista VIP – feito por 2 cirurgiões-dentistas especializados que se preocupam com o seu bem-estar do início ao fim da consulta. Há 74 anos na área, com atendimento de excelência e qualidade, a clínica Dentista VIP tem como objetivo devolver a autoestima dos seus pacientes e trazer de volta o seu sorriso e saúde. 

Para marcar a sua consulta com a equipe Dentista VIP, é só entrar em contato.

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário